Bazar Vintage – edição afro

No último sábado eu conheci pessoas lindas e talentosas durante o Bazar Vintage, em Juiz de Fora. Uma mistura de cores, formas e estampas iluminou a casa de Cultura da UFJF. Nessa edição – Afro – o evento, que acontece na cidade há quase 3 anos, deu destaque à moda produzida pelos afroempreendedores.

Vitor Charlier, um dos organizadores do evento, me contou que o Bazar Vintage foi criado em uma época que não aconteciam muitos eventos do tipo em Juiz de Fora, mas existia a demanda. Sandra Emília, também responsável pelo Bazar, disse que o interesse das pessoas pela moda vintage cresceu muito nos últimos anos, principalmente entre os estudantes. Em cada edição, eles trazem alguma novidade. “A gente sempre tenta colocar alguma coisa nova, mostrar o trabalho de alguém, mostrar uma outra visão. Nessa edição a gente quis mostrar o trabalho dos afroempreendedores, que é um outro tipo de trabalho”,  disse Vitor.

Eventos assim estão crescendo não somente em Juiz de Fora como pelo Brasil afora. Para Sandra, isso se deve à busca por preços mais acessíveis, mas também por peças diferenciadas. “Ir em um brechó ou em um Bazar significa que você terá uma peça única.” Vitor contou que até pouco tempo atrás, por questão cultural, os brasileiros não procuravam tanto os brechós. Mas isso mudou. Além do vintage proporcionar uma variedade de estilos, estamos tomando consciência dos nossos hábitos de consumo.

edit1
Uma grande variedade de peças de brechó estava a venda com preços atraentes: araras inteiras com roupas custando a partir de 10 reais.

Para as expositoras negras, o Bazar foi uma oportunidade de divulgar seus trabalhos diferenciados, que apresentavam relação direta com a cultura afro: lenços, turbantes, brincos que remetem aos cabelos black power, estampas coloridas e inúmeras peças que valorizam a cultura e a beleza negra.

“Eu acho que de uns tempos pra cá o povo Brasileiro começou a aceitar mais a cultura negra, que era muito estigmatizada – aqui no Brasil a gente tem a ideia de que o padrão europeu é o melhor – de uns tempos pra cá o mercado vem mudando, mostrando coisas que o brasileiro não conhecia. É interessante o multiculturalismo, esse universo em que você pode misturar um monte de culturas e resulta em um produto que é muito brasileiro. E isso tem alegrado tanto os afro-brasileiros quando os que não são afro-brasileiros.” Disse Samanta Silva, da marca Soul Acessórios de Moda.

edit7
Samanta Silva e Negah Silva

edit19
Soul – Acessórios de moda

A Crespo Soul, do Rio de Janeiro, expôs acessórios coloridos e alegres. A marca tem uma proposta sustentável: Botões forrados com tecido e papelão reciclado se transformam em lindos brincos e anéis.

edit24
Renata (Crespo Soul) é do Rio de Janeiro e participou do Bazar Vintage pela primeira vez. “No Rio temos muito desse tipo de evento. É legal ver que uma cidade do interior (Juiz de Fora) se importa com nosso trabalho. É importante que as pessoas conheçam as marcas afro.”

edit15
Brincos feitos com papelão forrado com tecido

edit17
Botão forrado com tecido ❤ 

edit16
Brincos (lindos!) feitos com papelão reciclado 

A marca Negra Mulher Bela é empoderadora, com acessórios que valorizam a beleza negra.  Destaque para os brincos incríveis com formato de cabeça.

edit20
Negra Mulher Bela – Gerusa (à esquerda) “Juiz de Fora é deficitária nessa área de roupas e acessórios voltados para a cultura.  O evento dá visibilidade para isso.”

edit12
Os brincos! ❤

A Ousadia Negra também levou seus acessórios poderosos. Muitos brincões e lenços coloridos.

edit13
Acessórios da marca Ousadia Negra, de Juiz de Fora. 

edit21
Joana: “É a primeira vez que eu participo do Bazar. É muito bom o evento abrir portas para outros tipos de cultura.”

A Cabeça Feita é mais uma linda marca de Juiz de Fora com foco no público negro: “são turbantes, brincos, faixas, para a mulher se conscientizar cada vez mais da sua cultura, seu cabelo afro, a cor da sua pele. É um incentivo para ela assumir sua identidade negra.” Contou Renatta, representante da marca.

edit11
Renata e os acessórios da marca Cabeça Feita

edit10
Turbantes e faixas cheios de cor 

EDIT25
Ganhei um lenço maravilhoso da Renatta! 🙂
A Alynne estuda moda e já montou uma marca própria, a Alyndafro, com acessórios confeccionados artesanalmente. Debaixo desse turbante amarelo maravilhoso tem um cabelão roxo. A atitude do estilo dela se reflete na marca: brincões coloridos e alguns com dizeres como “I love my hair” e “Diva nega”. ❤

edit5
Alynne, da marca Alyndafro Acessórios. “Gostei muito da ideia do tema afro, porque a gente precisa dessa repercussão, para envolver mais as pessoas. Estou achando bacana a mistura. Tem que englobar todo mundo, não é só por ser afro que tem que ser só pro negro.”

edit8
Os brincos da Alyndafro são todos artesanais, pintados à mão.

Além dos trabalhos das maravilhosas afroempreendedoras, a marca Gringa Carioca também esteve presente e merece destaque por seus lindos acessórios – anéis com pedras enormes, brincos grandes e coloridos – de materiais variados e os modelos divertidos de patches: esses bordados para aplicar na roupa (<3). O meu favorito foi esse de gato-unicórnio-cupcake (hehe).

edit4
Gringa Carioca

edit2
Camisa jeans com as aplicações de patches

edit3
Brincos da marca Gringa Carioca

Onde encontrar?

Crespo Soul: fb.com/cresposoulgrifrj

Cabeça Feita: (32)88091038

Alyndafro Acessórios: (32)91975895

Ousadia Negra: (32)32256324

Gringa Carioca: fb.com/gringaacarioca

Soul Acessórios de Moda: (32)88592201

Bazar Vintage: .fb.com/bazarvintagebrasil/

Eu fiquei muito inspirada conhecendo todas essas pessoas e esses trabalhos tão bonitos.  Espero ter transmitido pelo menos um pouquinho dessa inspiração através do post. E que a moda seja cada vez mais colorida, diversa e livre.

Agradecimentos: À todas as expositoras que toparam as fotos e entrevistas, aos organizadores do Bazar Vintage e à minha amiga Ana Luiza, que me ajudou muito na minha primeira aventura como blogueira. 🙂

 E muito obrigada a você, pela visita!

 

9 comentários em “Bazar Vintage – edição afro

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s