5 Livros para começar a estudar moda

Ao fim do ano de 2009, eu começava a perceber que as minhas Revistas Capricho já não me satisfaziam mais: era hora de ir um pouco além na minha busca por informação de moda. No natal daquele ano, eu não troquei o meu Cartão Saraiva por um livro de romance, eu troquei por um livro sobre moda. Posso dizer que As 100+ foi um divisor de águas na minha vida, hahaha. Três anos mais tarde, eu rompi as fronteiras das bancas e livrarias e fui para a faculdade de moda.

Hoje eu passeei pela minha estante em busca de livros queridinhos e que servem tanto para quem é como a Isabela de 2009, que tem vontade de ler um pouco sobre moda por simples curiosidade e interesse, ou para a Isabela-três-anos-mais-tarde, e que está de fato começando a estudar moda.

livros6

1- As 100 +, Nina Garcia: O primeiro da lista é o primeiro livro de moda da minha vida. Não sei se está aqui por mérito ou por questões afetivas mesmo. Minha opinião sobre ele mudou um pouco durante os anos, junto com a minha mudança de olhar sobre a moda. Mas é um guia bem completo. Nele, Nina Garcia lista os 100 itens de moda que “toda mulher fashion deve conhecer”. É um livro que estimula o consumo, portanto deve-se ter senso crítico para filtrar as informações que ele apresenta. O bacana dele é a linguagem fácil e informal, e também as explicações e história de cada item. Bônus: As ilustrações de Rubem Toledo são lindas.

livro2.jpg

2 – O Livro Negro do Estilo, Nina Garcia: Da mesma autora de As 100 +, O livro Negro do Estilo é um guia prático com as visões de Nina Garcia sobre o que é estilo. Aqui ela mais uma vez direciona sua fala para as mulheres, apesar de ser um livro que poderia apreciado por qualquer pessoa. Com algumas palavras sobre autoconfiança e aceitação, o livro tem um objetivo bem diferente do primeiro. Aqui ela diz que menos é mais e que o mais importante na hora de se vestir é se conhecer e entender que não é o dinheiro que o fará se vestir bem. O capítulo três é o mais legal. Nesse, ela relaciona: estilo e cinema, moda e música, moda e viagem, e moda e arte. Minha parte favorita é o guia de filmes de diferentes épocas, para assistir observando o figurino. ❤

livros3

3 – Um Século de Moda, João Braga: O livro “Um século de moda”, de João Braga, é um dos livros mais sucintos do autor. Indicado para qualquer pessoa interessada em história e história da moda, cada página da obra fala sobre um ano do século XX e um acontecimento daquele respectivo ano, com relação à moda.  São curiosidades de leitura rápida e que podem despertar no leitor o interesse em procurar saber mais sobre cada tópico abordado.

livros4

4 – A Roupa e a Moda, James Laver: Para quem quer entender um pouco mais a história da moda, desde o início até os anos 1980, eu indico o primeiro livro que comprei ao começar a faculdade de moda. Com uma narrativa breve, A Roupa e a Moda, de James Laver, é rico em imagens e nos faz mergulhar por toda a história do vestuário.

IMG_5818

5 – Tudo Sobre Moda, Marnie Fogg: Se até agora citei livros breves e resumidos, aqui temos 557 páginas recheadas com muita informação de moda. Também aborda os assuntos de forma sucinta, mas é o que tem uma maior variedade de temas. Ícones da moda, estilos, épocas históricas, movimentos: de tudo um pouco. De todos dessa lista, sem dúvidas é o meu favorito. Se você quer investir em um livro de moda, pode começar por ele.

livrossss

Tentei fazer uma lista com livros bem práticos, para quem quer entender um pouquinho mais sobre esse universo da moda e da história da moda. Futuramente trarei mais dicas de livros para quem desejar aprofundar-se nesses estudos. ❤

Muito obrigada pela visita!

2 comentários em “5 Livros para começar a estudar moda

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s