Roupa e Memória: Saudade em poliéster

aa9a1645bfc941c1f01d7079449de292

Eu me sinto desconfortável com aquela blusa. Não é por causa do caimento e, pra ser sincera, a modelagem fica até folgada em mim. Não é também por causa do decote, das alças que ficam caindo toda hora, e nem é culpa do tecido, que é bem transparente. Não me sinto desconfortável com o material sintético, que pode esquentar mais que o desejado. Eu me sinto desconfortável com a carga emocional que aquela blusa tem pra mim.

A memória fica guardada em lugares simples e inesperados. No dia em que comprei essa roupa, eu estava buscando algo básico para o dia-a-dia. Só isso, nada de grandes significados. Nenhuma ocasião especial. 19,90, se me recordo bem. Na mesma arara haviam outras vinte blusas iguaizinhas. Acontece que na primeira vez em que eu a vesti, uma amiga parecia encantada: “É minha, essa estampa é muito minha!”, acompanhados de “Ela é tão linda, vou roubar pra mim”. Toda vez era assim. Eu já colocava a blusa esperando esses comentários. Realmente, combinava com ela.

O tempo passou e muita coisa aconteceu. Hoje essa pessoa tem uma roupa que é muito minha também (eu tenho exatamente o mesmo modelo) mas eu não vou contar isso pra ela. E ela não diz mais nada quando me vê com aquela blusa. Existem rasgos que nem o melhor dos alfaiates consegue remendar. Faz parte da vida, algumas coisas não são para sempre.  Mas o fato é que a roupa se tornou uma lembrança daquela amizade.

Eu já pensei em me desfazer da peça. Separei para doação algumas vezes e em seguida guardei novamente. Eu gosto dela. Fica bem em mim. Pensei em esquecer, afinal, “não faz sentido uma roupa ter tanta carga emocional” – espera, faz sim. Tem um sentimento bordado naquele tecido.  Vários momentos estão abrigados ali: da gargalhada às lágrimas. Deixo pra lá, o desconforto passa. Fecho o guarda-roupas. Aos poucos, saudade é costurada.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s