Audrey Hepburn: do cinema para a moda

Quando eu fiz meu TCC de moda lá em 2014, passei por temas diversos até chegar a conclusão de que não existiria melhor tema pra mim, naquele momento. Desde o início da faculdade, a Audrey Hepburn foi minha referência. Não existiria melhor forma de fechar aquele ciclo do que falando da minha atriz favorita de sempre. E meu trabalho de conclusão de curso foi maravilhoso de se fazer. No curso de moda que eu fiz, a gente tem que fazer a parte teórica mas também tem que desenvolver uma mini coleção de roupas. Acho que TCC é complicado pra todo mundo, e dá trabalho mesmo, mas quando você encontra um tema pelo qual é apaixonado, fica tudo mais leve. Confesso que até tenho saudade da época, de quando eu precisei mergulhar fundo na história e nos filmes da Audrey.

Hoje, 4 de maio, é a data em que, há 88 anos, nasceu a eterna Bonequinha de Luxo. Enquanto eu pesquisava para o meu trabalho, 3 anos atrás, aprendi algumas coisas sobre “mitos”: Mitos não morrem, porque continuam sendo lembrados por gerações. A Audrey é um desses mitos criados pela indústria do cinema. Com o estilista Hubert de Givenchy, construiu um estilo atemporal e usou figurinos icônicos. No meu trabalho, falei sobre a influência que o cinema tem para a moda. A criação de figurinos marcantes faz com que o jeito de se vestir de determinada personagem saia das telas e ganhe os guarda-roupas dos espectadores. Além disso, eu analisei o figurino de 4 filmes, compreendendo a mensagem que cada um deles transmitia. Eu sou completamente apaixonada por figurinos, gosto de imaginar como cada roupa foi pensada para ajudar na compreensão das histórias. Nos filmes que eu escolhi, os figurinos são elementos importantíssimos para mostrar a personalidade, transformação e crescimento das personagens.

afunny31-1023x780
Cinderela em Paris (1957)

Em “Bonequinha de Luxo”, as cores usadas em cada look da Holy Golightly combinam com o contexto das cenas. Alguns elementos revelam a excentricidade da Holy, combinada a uma elegância marcante. Já nos filmes Sabrina e Cinderela em Paris, as roupas das personagens no início são discretas, e depois  elas passam por transformações e mudam de estilo. Sabrina passa uma temporada em Paris e volta com um visual mais “adulto”, já a Jo, de Cinderela em Paris, começa o filme como uma discreta vendedora de livros e termina como uma top model, com looks escolhidos pela equipe da revista na qual ela vai trabalhar. Em My Fair Lady, a Audrey interpreta a Eliza, uma florista humilde que é usada como parte de uma aposta e recebe aulas de etiqueta. Assim, passa a se vestir como uma moça “da alta sociedade”.  Não entrarei em detalhes sobre cada história, porque acredito que vale muito a pena assistir cada um desses filmes.

ray-ban-breakfast-at-tiffanys
Bonequinha de Luxo (1961)

Das pesquisas feitas, surgiu a coleção “Audrey Hepburn: Do cinema para a moda”, trabalho que guardo com muito orgulho e carinho. Tive a ajuda de pessoas muito importantes, que fizeram o caminho do TCC ser ainda mais especial: Minha família, meu orientador Fred Simão e minhas amigas (5 delas, inclusive, toparam ser as minhas “Audreys” na passarela, deixando o desfile e as roupas ainda mais bonitos <3). O resultado tá nesses registros aí embaixo 🙂

 

amanda
Amanda Miranda, look inspirado em Cinderela em Paris. Foto: Débora Agostini

Mesmo com os desafios, a coleção foi uma delícia de executar. Minha parte favorita foram as estampas: cada uma tem elementos simples que falam sobre os filmes que representam. 🙂 Decidi revisitar a coleção neste post como uma forma de homenagear o meu ícone de estilo favorito. Essa não é a primeira vez que falo sobre a Audrey por aqui: no ano passado eu contei um pouco sobre a história dela aqui.

Fiquem com uma das minhas cenas favoritas da vida ❤ :

Um comentário em “Audrey Hepburn: do cinema para a moda

  1. Fazer um trabalho sobre a diva Audrey deve ter sido uma verdadeira honra! Ela era tão fantástica, tão bonita, graciosa e caridosa. Uma das mulheres mais maravilhosas que já viveram. Ela foi – e ainda é – minha inspiração em elegância, comportamento e estilo. Parabéns por essa oportunidade!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s